Os benefícios do pilates para o organismo são inúmeros, mas muita gente pratica a atividade sem saber ao certo de todo o potencial que ela tem para a saúde.
Criado nos anos 20 por Joseph Pilates, que era atleta, o método de exercícios se popularizou no Brasil nos anos 90 por conta de pessoas famosas que passaram a praticá-lo, como a cantora Madonna.
A partir disso, a sua popularidade chegou às academias e mais e mais participantes adotaram a prática.
No entanto, atraídos pelo modismo, muitos praticantes se matricularam em estúdios e academias sem entender a necessidade de aplicação e de se ter constância nos exercícios para que os resultados sejam consistentes.
Desta forma, acabam não tirando o melhor proveito da atividade.
Neste artigo, trazemos cinco dos principais benefícios do pilates para o organismo.
Conheça 5 benefícios do pilates para o organismo
Prevenção de lesões
Se praticado de forma consciente e com apoio de um profissional, o pilates pode ajudar na prevenção de problemas como bursite, tendinite e artrose.
A prevenção acontece em função do fortalecimento das articulações, ligações, juntas, além de tendões e músculos. Outro fator que ajuda na prevenção é o baixo impacto gerado nas articulações durante a execução dos movimentos.
Aliado no tratamento
Para quem já sofre com alguns tipos de problemas de saúde, como hérnia de disco, o pilates pode ser aliado no tratamento.
Neste caso, é preciso analisar o estágio do problema. Se for no início, a prática vai ajudar principalmente pela questão do fortalecimento muscular.
Em fases agudas, ela pode acabar não sendo benéfica e até agravando o problema na coluna.
Por trabalhar muito a respiração, o pilates também acaba sendo ótima opção para concentração e percepção do corpo, o que ajuda até a melhorar problemas emocionais.
Correção da postura
Com a vida moderna e corrida, nem sempre nos damos conta do quão errada é a nossa postura quando sentamos, deitamos e até quando andamos.
Não raro, a má postura acaba sendo um dos desencadeadores de problemas na coluna.
Como foco bastante em alongamentos, o pilates se transforma em um aliado e tanto para a correção postural, principalmente pela consciência da postura que ele gera no decorrer dos movimentos.
Ajuda no combate ao estresse
Justamente pelo caráter lento e concentrado da atividade e o foco na respiração, ela é ótima para combater o estresse.
A respiração lenta e profunda é responsável pela redução de cortisol no sangue, e quanto menos cortisol, menos estresse.
Além disso, o fato de se ter uma atividade prazerosa leva a pessoa a programar a mente para ter esse prazer, o que, por si só, já contribui para o estado geral de bem-estar.
Boa para idosos e gestantes
Uma das principais características do pilates é a sua indicação, também, para grupos de pessoas que geralmente tem algumas restrições na prática de exercícios, como idosos e gestantes.
Para as mulheres grávidas, o pilates ajuda a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, responsáveis por ajudar no trabalho de parto.
Outra vantagem é que a atividade ajuda a deixar a futura mamãe mais relaxada para curtir a gravidez.
Com os idosos, a atividade permite aliviar dores crônicas, melhorar o equilíbrio e prevenir quadros de depressão.
Com a interação com outros praticantes e com o compromisso de fazer a prática, o idoso também se sente mais confiante no dia a dia, o que eleva a autoestima.
Lembramos que é importantíssimo que o pilates, de solo ou de aparelho, seja feito sob supervisão de um profissional especializado. Alguns movimentos focam bastante na flexibilidade e a execução errada pode acabar causando lesões.
Se gostou do artigo, compartilhe com as pessoas que conhecem e que gostam – ou precisam – de atividades como o pilates.