Saber como escolher a cadeira de rodas é algo que requer pontos de atenção, dependendo de cada indicação de uso e também das características do usuário.
A tecnologia assistiva e a ciência têm caminhado juntas para desenvolver equipamentos cada vez mais inovadores, que tragam mais qualidade de vida aos seus usuários.
Já existem modelos dobráveis, motorizados, com levante elétrico e até mesmo comandados por impulsos cerebrais.
Dependendo da recomendação do fisioterapeuta, médico ou terapeuta ocupacional, há diferentes marcas e estilos de equipamentos disponíveis no mercado.
Como a cadeira de rodas pode ser uma ferramenta necessária para garantir a qualidade de vida em diversas circunstâncias, temporárias ou permanentes, é fundamental avaliar as características técnicas e ergonômicas de cada modelo de rodas antes de tomar uma decisão sobre qual comprar.
Continue lendo e tenha mais conhecimentos de como escolher a cadeira de rodas perfeita para a necessidade do usuário.
Como escolher a cadeira de roda específica para cada caso?
Algumas situações podem exigir o uso de uma cadeira de rodas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, no entanto, este é um equipamento para conforto e mobilidade voltado às necessidades funcionais e às características individuais específicas de cada paciente, como idade, peso e altura, tipo de lesão, nível de mobilidade, nível de força e nível de controle de tronco.
Veja alguns exemplos de recomendação do uso de cadeiras de rodas:
- Para idosos com dificuldade de caminhar normalmente;
- Para quem fez cirurgias que restringem a locomoção;
- Para portadores de determinadas doenças;
- Para quem sofreu lesão medular.
Quais são os tipos de cadeiras de rodas e acessórios?
Algumas vezes, mesmo escolhendo o modelo adequado de cadeira de rodas, são necessários alguns ajustes e adaptações para maior conforto e segurança do usuário.
Veja os tipos mais comuns de cadeiras de rodas e os acessórios disponíveis no mercado:
Tipos de cadeiras de rodas
Cadeira de rodas monobloco
Este modelo de cadeira é leve e compacto. Com estrutura inteiriça e com quadro menor, ela permite manobras em espaços reduzidos e oferece mais independência e agilidade na locomoção.
O encosto da cadeira de rodas monobloco é dobrável sobre o assento, garantindo ainda mais firmeza ao equipamento.
Alguns modelos de cadeira monobloco oferecem possibilidade de inclinação, encosto anatômico e apoio de cabeça para usuários que precisam mudar de posição para reduzir a pressão na região sacra e facilitar a digestão, como é o caso de indivíduos com paralisia cerebral.
Cadeiras de rodas motorizadas
As cadeiras motorizadas são conduzidas via joystick pelo próprio usuário. Elas oferecem auxílio para postura e mobilidade de pessoas com habilidade motora das mãos e nível de compreensão preservados para dirigir o equipamento.
Este tipo de cadeira é indicado para pessoas com pouca força dos braços, baixa resistência respiratória, tetraplegia, paraplegia, má-formação congênita, distrofia muscular, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, amiotrofia espinhal, que sofreram AVC ou lesão medular.
Cadeira de rodas dobrável em X simples ou duplo
A estrutura desta cadeira é constituída de duas partes laterais que são unidas por tubos no formato de um X, que fica sob o assento. Este modelo oferece mais estabilidade para o corpo, por isso é recomendado para pessoas com maior dependência, sem controle de tronco e membros.
Cadeira com levante elétrico
Indicada para casos que precisam de cuidados especiais para melhoria nas funções digestiva, respiratória e circulatória.
Acessórios para cadeiras de rodas
Quase todos os modelos de cadeiras de rodas oferecem variações, como braços fixos, removíveis ou escamoteáveis; pés fixos, removíveis ou eleváveis; encosto fixo ou encosto reclinável, além de diversos tipos de material estrutural e de revestimento, como tubos de alumínio aeronáutico temperado ou aço carbono, nylon ou espuma de alta densidade, almofadas etc.
Quanto melhor for o padrão da cadeira e seus componentes, maior será a durabilidade do produto. Atualmente, já existem modelos com rolamentos blindados, eixos reforçados de aço, pintura epóxi e pneus em borracha macia antifuro, entre outros recursos para maior durabilidade.
Acessórios podem tornar o uso da cadeira ainda mais confortável e benéfico para a condição de cada usuário, como sistema de controle de trepidação, sistema de amortecimento de impacto, dispositivo antitombo, almofada antiescaras, entre outros.
Conclusão
Saber como escolher a cadeira de rodas é praticamente obrigatório para filhos e cuidadores que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus pais e familiares. Por isso, é importante contar com ajuda profissional, informar-se e pesquisar bastante antes de decidir por um produto.
Definitivamente, não é algo que deva ser comprado apenas pela questão do preço e sem conhecimento pleno do que se está levando para casa.
Gostou deste artigo sobre dicas para escolher cadeia de rodas? Quer saber mais sobre o uso deste equipamento de mobilidade? Leia outros artigos em nosso blog.
Aproveite a compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer o assunto.